19.4.10

Excesso de liberdade ou falta de educação?

Hoje uma amiga comentou durante nosso almoço que uma menina de sua sala fez o seguinte comentário: " Olha, você já tá no limite pra parar de comer, hein?". Ou algo do tipo, se referindo que minha amiga de 1,70 e 51kg estava engordando (pois é, chore).
Daí eu perguntei: "Mas ela é magrinha também?". Eis que minha amiga vira: " Que nada, é gordinha...".
Pois é, com isso eu disse que se fosse comigo ela ouviria algo como " Seu limite já passou faz tempo", mas a questão não é essa. A questão é que há alguns dias eu estou com essa pergunta na minha cabeça:
"As pessoas estão com mais liberdade para falar umas com as outras ou neguinho tá MUITO sem educação, mesmo?"
Porque uma coisa é você fazer um comentário desses com uma amiga, a outra é fazer com uma conhecida... e a troco de que? Será que esse mundo onde cada dia mais a gente sabe mais da vida das pessoas está fazendo com que achemos que temos o direito de nos intrometer assim, de graça? E outra: será que tá tão difícil segurar o veneno na boca ou tá todo mundo infeliz querendo jogar ele pra cima mesmo pra ver se espalha?
Sabe por que eu fico brava com esse tipo de comportamento? Porque você NUNCA vai me ver fazendo uma coisa dessas com uma pessoa que eu não considere minha amiga ( não tô falando de amiguinha de balada, buteco ou que você viu 3x na vida não, esse sentido de "amizade" pra mim tem outro nome)... e sabe por que? Porque eu tenho vergonha na cara, gente! PRA QUE dar pitaco em assunto da vida alheia de graça? Sério...
Outro exemplo. Uma menina da minha sala que eu só descobri o nome depois de 3 semanas de aula, virou pra mim e disse: " Nossa, eu sempre assusto quando vejo você anotando as coisas nessa sua agendinha.." Ai eu: " É um caderno de 110 folhas, só que menor, uai.." e eis que ela vira e fala: " Ah, mas pra que comprar um desses pequenos? Pra anotar menos?" .. e deu uma risadinha...
Oi? Eu compro o caderno DO TAMANHO QUE EU QUISER??? Se eu escrever até ele acabar eu compro outro, dá licença? Ou cadernos grandes são inacabáveis?
Pois é, eu poderia ter respondido isso a ela, não poderia? Mas eu tenho dis-cer-ni-men-to das coisas que eu digo pra um conhecido, sabe? Eu ainda tenho um pingo de educação e senso pra achar quando uma opinião minha deveria ficar só na minha cabeça ao invés de ficar dizendo ela a torto e a direito, sem nem me preocupar se a pessoa do outro lado ficaria ofendida.
Esses acontecimentos só me fazem lembrar uma frase que minha mãe me dizia bastante quando eu era pequena e queria justificar meus erros me comparando ao resto das pessoas: " Você NÃO é TODO MUNDO..".
E agora eu vejo que do jeito que TODO MUNDO tá, tenho é que dar graças a Deus por isso.